A psicoterapia se aplica como forma de tratamento de transtornos mentais de leves a graves. O objetivo da psicoterapia é tornar as pessoas mais adaptadas as suas situações de vida - de forma saudável - através da compreensão de seus conflitos e da possibilidade de enfrentá-los.
Não existe um modelo único de psicoterapia. Cada profissional pode ter abordagens teóricas diferentes no campo da psicologia científica. As principais abordagens da psicoterapia que podemos citar são: a psicoterapia psicanalítica, o modelo psicodinâmico, as terapias cognitivas, comportamentais e contextuais, a psicoterapia fenomenológico-existencial, a psicoterapia de grupos e a psicoterapia de família.
??
Muitos autores concordam que ? a despeito de teorias de base ? a psicoterapia tem como principal variável para sua efetividade a relação estabelecida entre psicoterapeuta e cliente/paciente, ao que também podemos chamar de vínculo terapêutico.
O psicoterapeuta deve ter formação em psicologia ou psiquiatria e fornecer ao cliente/paciente um ambiente de segurança, confiança, neutralidade afetiva e livre de julgamentos.
Estes são alguns indicativos de que a psicoterapia pode ser benéfica:
(Texto dos autores baseado em https://www.apa.org/helpcenter/understanding-psychotherapy acessado em 09/06/2019)